O seu cachorro quer falar com todos? Ele força a barra na hora de interagir? Cuidado!

Ele pode sofrer da SÍNDROME DO CÃO VEREADOR!

Se o seu cachorro quer dar “oi!” para todo mundo porque ele é super sociável, e sair com ele é sinônimo de ter que parar toda hora para interagir leia esse texto até o final.

Pode até parecer super bacana ter um cão assim mas é melhor olhar com atenção para essa característica do seu cachorro e reavaliar pois, ela pode acabar em uma REATIVIDADE bastante trabalhosa para resolver e, ainda, provocar brigas.

Primeiro é importante esclarecer que dentro dos comportamentos de um cão sociável não deve estar incluso a falta de capacidade de não interagir, por diversas vezes e sempre que necessário. Sair pela rua querendo interagir com todos é algo bastante inoportuno e que gera problemas, não apenas para o cão mas para todo o seu entorno.

Então, pense em você durante um passeio numa calçada de uma avenida movimentada cheia de humanos e cães caminhando. Pensou? Agora, se imagine tocando cada uma dessas pessoas. Abrace, brinque, diga “Ola!” para todos. Passe a mão no cabelo, pule e chame para brincar. Pois bem, como você se viu? Achou oportuno? E as pessoas que foram abordadas por uma pessoa desconhecida (você) sem ao menos desejar essa abordagem, como se sentiram? Isso gerou boas experiência à todos? Reflita e, agora que você se imaginou com essas atitudes volte-se para o seu cão. Conseguiu entender o que estou querendo dizer?

Mas tem outro ponto importantíssimo! Junto desse pacote de campanha eleitoral entra a dificuldade em lidar com a frustração de não poder interagir com todos e a todo tempo. E no meio dessa frustração entram também: Latidos excessivos, puxões na guia, choros, ansiedade, brigas e muita agitação. Tudo isso é uma Bomba Negativa de Energia mal aproveitada que compromete o bem estar do seu cachorro, o papel dele na sociedade e também o seu, como tutor.

O lado bom desse texto é que ele te ajuda a refletir e conscientizar e agora você pode mudar tudo isso. Comece a ensinando o seu cão que, assim como ocorre com a gente, existem momentos em que podemos interagir e outros não, bem como seres que querem interagir com a gente e outros que não querem. Mas é possível melhorar esse quadro através de técnicas de educação canina, sem dor ou sofrimento para você e o seu cachorro.

COMECE PELOS LIMITES

Se você tem um Cão Vereador eu sugiro começar pela Base. E isso se faz pela construção de limites. Ensinar limites é algo que vai gerar equilíbrio no seu cachorro e a capacidade dele lidar com frustrações

E ISSO FAZ PARTE SIM DO TREINAMENTO POSITIVO DE CÃES! E se alguém lhe disser que não, cuidado! Atenção para os pontos a seguir:

  1. Todos os meus cães sabem o que é o Não. Ensino meus alunos nas consultorias à distância e utilizo muito o protocolo #fazersemfazer , também. Você já conhece? (Se não conhece me escreve e vou preparar um material para você.
  2. Da mesma forma que ensinamos o SIM, também precisamos ensinar o NÃO. Isso se faz através do condicionamento ao criarmos associações a uma palavra qualquer. No caso do Não (que eu ensino a fazer uso da palavra Hã! Hã! como marcador negativo) associo ao Canto do Pensamento. E não tem absolutamente nada de prejudicial nisso, pelo contrário, FAZ BEM! Prejudicial pra mim é criar um cachorro no “mundo dos ursinhos carinhosos” apenas do sim e do redirecionamento (com petiscos ou atenção, por exemplo).
  3. Canto do Pensamento é nada mais, nada menos do que retirar o seu cão do ambiente em que ele está se comportando indevidamente e coloca-lo no seu espaço, o Quarto Pet (local dele, onde confia e se sente seguro) por um brevíssimo intervalo.

Tem mais! Sabe o que o ensino de limites tem a ver com a PREVENÇÃO DE ANSIEDADE? TUDO! Ensinar ao seu cachorro que existem diversas coisas na vida que ele SIMPLESMENTE NÃO PODER FAZER vai ajuda-lo a compreender melhor o ambiente onde reside, a sua casa. E mais! Lares com regras bem definidas geram cães mais equilibrados. Sabia? Lembre-se sempre que regras bem definidas geram ambientes previsíveis e a previsibilidade é a melhor amiga da prevenção da ansiedade.

Emmanuelle Moraes

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Subscribe to our creative news & articles We will be emailing you the updates.
Inscreva-se.


pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese