Cães que defendem um local com agressividade

Muitos tutores possuem dificuldade em conseguir que o seu cão saia de determinado local ou que vá para um local em especial. Um exemplo do que quero dizer é quando o cachorro sobe na cama do tutor e não quer sair. Não obedece a nenhuma ordem para que saia de lá, e se retirado a força, defende o local com agressividade.
É importante compreender que, para conseguir que um cão lhe obedeça em uma situação real, antes tem que passar por treinos que irão começar por etapas mais simples. Gosto de usar a seguinte analogia para ensinar os meus alunos:
“Na construção de uma casa, antes do telhado ser colocado é preciso construir os pilares, certo? O mesmo se aplica à educação do seu cão”
Pois bem, seguem algumas dicas de como resolver este problema:
Comece ensinando o seu cão em local neutro, e não no local em que ele custuma defender, como no exemplo acima, a cama.
Usando um petisco para induzir o peludo a te seguir, induza-o ao local e recompense. Faça treinos de: ir para a caminha, descer do sofá, subir no sofá, passar pela porta, entrar em um cômodo da casa, entrar no carro… Use a imaginação. Até aqui a idéia é ensiná-lo a seguir as suas orientações e mover-se pela casa.
Quando estiver obtendo sucesso, passe a usar apenas a mão, sem a comida à vista. Use sempre um tom de voz motivador e não de quem está bravo, ou não conseguirá que o cão te obedeça. Pode fazer sons com a boca para chamar a atenção. Após ele te obedecer, recompense elogiando e lhe dando o petisco.
Quando o seu cão já estiver obedecendo de forma consistente no nível anterior, então treine no “local problema”. No caso do exemplo acima, a cama. Quando ele estiver em cima da cama, peça para descer. Se ele descer, elogie muito e ofereça o petisco.
Treine bastante nos ambientes que o cão não protege e use apenas uma vez no local onde tem o problema de maneira a não por tudo a perder. Com dedicação nos treinos conseguirá fazer com que o seu cachorro lhe obedeça sem ter que usar de violência.
O Treino Positivo faz maravilhas por você e o seu cão! Bons treinos!!
Emmanuelle Moraes – Educadora Canina

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Subscribe to our creative news & articles We will be emailing you the updates.
Inscreva-se.


pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese